Duas assistentes sociais e um sonho

Ana Paula, 43 anos e Myrian Silveira, 35 anos são duas assistentes sociais que tem agitado diversos eventos sociais gratuitos no Distrito Federal através da Associação Esporte e Vida, diminuindo as desigualdades sociais através de parcerias com grandes empresas brasileiras e até mesmo fora do Brasil. Empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, Fundação Regional de Atendimento Oftalmológico – FRAO, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e empresários de Nova York são parcerias que buscam atuação na defesa dos direitos humanos e na garantia do bem-estar social de crianças e adolescentes e suas famílias na capital Federal.

A Associação Esporte e Vida – AEV é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde de 2002 através da modalidade esportiva futebol para crianças e adolescentes e teve seu início na cidade de Sobradinho-DF estendendo seu trabalho para as cidades satélites de Núcleo Bandeirante, Planaltina e São Sebastião e tem como objetivo atender mais de 3.000 atletas e atuar em todas as Regiões Administrativas do DF, não só promovendo ações de inclusão social por meio do esporte que é uma ferramenta atrativa e de motivação para desenvolver aspectos sócio educacional de crianças e adolescentes, mais também na capacitação e profissionalização desses jovens e comunidade local.

Em 2015, Ana Paula e Myrian se uniram e perceberam que poderiam ir ainda mais longe e que através do social o sonho em transformar vidas estava apenas começando. Determinação e atitude dessas duas assistentes sociais vêm transformando a vida de muitas famílias não pensam em parar por aí, o maior sonho é conquistar a Sede da Associação Esporte e Vida para que possam continuar a beneficiar o núcleo familiar dos participantes dos projetos.

Leco Campos que é presidente de honra e fundador da Associação Esporte e Vida, também é empresário em Nova Iorque e mantém o projeto com doações de ONGs e empresas americanas com bolas, chuteiras, materiais esportivos, uniformes e patrocínios.

Segundo Leco, o esporte proporciona experiências de vida única aos jovens que tem a chance de conhecer outras realidades, intercâmbio através de viagens já realizadas pelos atletas e viver momentos de lazer e entretenimento sendo uma excelente ferramenta na luta contra violência e marginalização visando qualidade de vida e bem-estar de crianças e adolescentes. Além do futebol ter o poder de transformar vidas e promover a inclusão social, temos atletas formados na base da AEV e que já estão alcançando voos ainda mais altos e chegando a times profissionais através de parcerias da AEV com times de São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje são mais de 1.200 crianças, adolescentes, famílias e comunidade local que se beneficiam diretamente dos projetos e programas da AEV, muitos em situação de vulnerabilidade social e o amor e o sonho de ter um Sede para Associação é o que motiva ainda mais Ana Paula e Myrian a continuar essa dura caminhada.

Diante de tantos sonhos, as duas assistentes sociais implementaram programas voltados para o empoderamento das famílias no combate à discriminação social dando a elas a chance de capacitação profissional para obter condições de inserção ao mercado de trabalho através do curso de costura, artesanato, recepcionista, auxiliar de cozinha e muitos outros que virão a oportunizar a Comunidade de Sobradinho e Planaltina e eventos realizados em parceria com outras instituições. Nosso sonho não para, precisamos sonhar e acreditar que teremos uma sede para atender a comunidade a região norte com excelência.

Agradecemos ao comercio local pelo apoio, doações e ao voluntariado que fazem toda diferença em nosso projeto.