Expansão e novos rumos para a educação católica no país

Um homem e seu sonho. Em 2019, Pe. José Romualdo Degasperi assume a presidência do 5º melhor grupo educacional do Brasil

O grupo educacional UBEC – União Brasileira de Educação Católica encerra 2018 com resultados de sucesso, frutos de uma nova experiência de ensino-aprendizado e da transformação da relação entre estudante e professor.

No ranking 2018, do Anuário 360 da revista Época Negócios, a UBEC está entre os cinco melhores grupos educacionais do Brasil. É primeiro lugar em visão de futuro, assumindo a liderança entre os maiores players do setor. A publicação, que reúne as melhores empresas e práticas de mercado do país, também qualifica a educação Católica do grupo como a segunda melhor em inovação e no modelo de governança.

Reestruturação e novos rumos

Em dezembro, a UBEC anunciou a nomeação dos novos representantes do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o triênio 2019-2021.
Pe. José Romualdo Degasperi foi nomeado conselheiro presidente e assume, em 2019, o cargo até então ocupado por Ir. José Nilton Dourado, que esteve à frente da Administração desde 2012.

Encerrando o seu mandato como presidente, Ir. José Nilton deixa um legado de grandes contribuições e dá boas vindas ao seu sucessor. “Contribuindo com a minha gestão desde o início, Pe. Romualdo agora assume a presidência da UBEC e acredito que ele tem tudo para dar continuidade às coisas boas desse legado”, destaca.

Com todos os percalços ao longo do caminho, conseguimos superar dificuldades e nos empenhamos para inovar processos, trazendo tudo de bom que há no mercado. Acredito no potencial das pessoas que fazem da UBEC um grande time e espero que essa nova gestão possa, num espaço curto de tempo, se debruçar sobre os contextos, sobre renovação, se apropriando daquilo que está por vir. Desejo ao Pe. Romualdo garra, empenho, força e coragem de olhar para o futuro sendo ainda mais proativo do que fomos, com foco na expertise adquirida e continuidade na expansão de negócio”, completa Ir. José Nilton.

Durante sua gestão, a UBEC iniciou um processo de ressignificação institucional.

Conselho de Administração

  • Pe. José Romualdo Degasperi, css – Conselheiro Presidente
  • Pe. Geraldo Adair da Silva, sdb – Conselheiro Vice-Presidente
  • Ir. Leonarda Veiga, fma – Conselheira Tesoureira
  • Ir. Flávio Azevedo, fsc- Conselheiro Secretário
  • Ir. Iranilson Correia de Lima, fsc – Conselheiro
  • Sr. Antônio Eugênio do Socorro Fernandes (ICMG/Diocese de Itabira) – Conselheiro
  • Sr. Luiz Beira Marcatti – Conselheiro Independente
  • Sr. Francesco Luigi Celso – Conselheiro Independente
  • Representantes Permanentes na Assembleia Geral
  • Pe. Ricardo Sávio do Sacramento, sdb
  • Pe. Bruno Enrique Silva Cunha, css
  • Ir. Hélia Inácia Monteiro, fma
  • Ir. Paulo Fossatti, fsc
  • Ir. Renato Augusto da Silva, fms
  • Sra. Ana Marta Aparecida de Sousa Inês (ICMG/Diocese de Itabira)

Conselho Fiscal

  • Ir. José Augusto Júnior, fms – Presidente
  • Ir. Jacir Chini, fsc
  • Pe. Marcelo Vicente de Paula, sdb
  • Pe. Isaac Celestino de Assis, css
  • Sr. João Vasconcelos Melo, fma

Conselho das Associadas

  • Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, sdb – Presidente
  • Ir. Maria Américo Rolim, fma – Vice Presidente
  • Ir. Ataíde José de Lima, fms- Secretário
  • Pe. Adriano José dos Santos, css
  • Pe. Aloisio Vieira (ICMG/Diocese de Itabira)
  • Ir. Olavo José Dalvit, fsc

O escritório central deu um passo relevante com a formação de uma Diretoria Executiva Estratégica, com olhar atento às demandas de mercado e esforços voltados a pessoas e processos cada vez mais inovadores. Sob a direção do prof. Márcio Pereira Dias desde sua implementação, a área estratégica passou a abranger a Gerência Acadêmico-Pedagógica, a Gerência de Comunicação e Marketing, o Departamento Organizacional e Pessoas, e o Escritório de Projetos do Grupo UBEC.

Diretor Executivo Estratégico, prof. Márcio Pereira Dias.

Uma das ações que impulsionaram os novos rumos da UBEC foi a reestruturação do CSC – Centro de Serviços Compartilhados, que está vinculado à Diretoria Executiva de Operações e contribui para um envolvimento intenso das equipes e fortalecimento significativo do sentimento de pertença à Instituição.

Trazendo sua expertise do mercado, Francisco Antonio Vieira do Vale assumiu em setembro/2018 a Diretoria. Essa configuração faz parte da nova estrutura organizacional, em cumprimento ao objetivo de atender cada vez melhor as unidades de missão – instituições mantidas – pelo grupo UBEC. “É fundamental que uma instituição com a dimensão da UBEC atue de forma planejada. São inúmeros processos que funcionam de forma integrada e é preciso que eles se reconheçam para que possam ser potencializados”, afirma prof. Márcio.

“Vamos reconquistar a referência em educação”, prof. Francisco Antônio.

O grupo encerra 2018 com muitas realizações. Novos campi e novas unidades foram inauguradas, houve expansão e consolidação de novos modelos, resultados positivos nas avaliações externas e diversas ações institucionais que reforçam a identidade católica em valores como pertença e envolvimento.

Ir. Nilton afirma que todas as conquistas são fruto do trabalho em conjunto entre colaboradores, diretorias e conselho administrativo, e que soma-se a isso a coragem de se reinventar e buscar alternativas para fazer a diferença.

“Imprimimos todos os esforços para aprimorar o trabalho UBEC”, Ir. José Nilton.

A missão da UBEC é construída diariamente por meio de muitas mãos, vozes, pensamentos e sentimentos. Por isso, agradeço a todos por tudo o que conseguimos realizar até aqui. Contando com a força, o empenho e a criatividade de todos tenho certeza que o Grupo continuará avançando, abraçando com garra e determinação as oportunidades de fazer melhor ainda o que já é realizado hoje”, afirma o religioso.

Expansão e conquistas

Enquanto muitas instituições de educação se retraíram diante da crise no último ano, a UBEC manteve investimentos, inovando e se adequando ao que há de mais moderno no mercado educacional. Parte desse sucesso se deve à união entre a mantenedora e suas mantidas que, atuando de forma coesa, enfrentam os desafios e cumprem a sua missão de transformar o mundo em um lugar melhor por meio da educação.

No Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), começaram a ser implantados a educação bilíngue e o turno integral.

Com o projeto de expansão, a Universidade Católica de Brasília (UCB) oferece novos cursos de graduação e inaugurou unidades em Ceilândia, Sobradinho e Asa Norte. Em 2019, serão quatro campi no DF e já estão em estudo aprofundado novos campi também no Jardim Botânico e Luziânia/GO.

Projeto da Cidade Universitária eleva qualidade de serviços da UCB

A Cidade Universitária vai levar qualidade de vida e facilidades para estudantes e comunidade do entorno.

O projeto Cidade da Universitária é uma iniciativa pioneira na região Centro-Oeste, inspirada nas maiores instituições educacionais do mundo, como Havard e Stanford. Vai oferecer à comunidade clínicas de saúde, serviços públicos e bancários, uma capela e um mall, com estrutura completa e uma ampla variedade de serviços, que incluem praça de alimentação, academia, cinema.

Com o plano da Cidade Universitária em desenvolvimento, a UBEC pretende atender estudantes, colaboradores e toda população de Taguatinga e região. É um projeto audacioso, inovador nesta região do Brasil e disruptivo, que vai levar qualidade de vida e facilidades do dia-a-dia para quem estuda ou está próximo à Universidade”, declara o prof. Márcio Pereira Dias.

Na região do Vale do Aço, o Colégio Padre de Man (CPM) abriu uma nova unidade no município de Belo Oriente – MG. A instituição também vai oferecer educação bilíngue, assim como o Centro Educacional Católica de Minas Gerais (CECMG), o que representa um avanço para a educação da região.

O Unileste, centro universitário localizado no Vale do Aço – MG, também em fase de expansão, inaugurou em 2018 – com recorde de matrículas, os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária. Em 2019, a instituição oferecerá amplo portfólio de cursos híbridos.

Católica do Tocantins é nota máxima no MEC.

A Católica do Tocantins recebeu a nota máxima no recredenciamento do MEC, o que contribui para o seu processo de transformação em um Centro Universitário, que tramita em fase final e com perspectivas para a oferta de novos cursos. Há ainda a perspectiva de abertura de novos campi no estado do Tocantins.

Consolidando a presença da UBEC no Nordeste, a nova sede da Faculdade Imaculada Conceição do Recife – FICR foi inaugurada em 2018, com uma construção moderna e ambiente inovador. No mesmo ano, a instituição deu início ao projeto Faculdade Google do Grupo UBEC e, em breve, vai ofertar novos cursos da área de saúde.

Em Natal-RN, foi lançada a pedra fundamental da Católica Rio Grande do Norte, instituição que, a exemplo da FICR, seguirá o padrão educacional com o uso de metodologias ativas. Também serão ofertados cursos híbridos, uma inovação da educação nacional que segue a tendência das maiores e mais reconhecidas instituições do mundo.

2018 foi um ano de conquistas também para a Católica EAD, que ganhou 3.500 novos alunos, inaugurou polos em todo Brasil, consolidou os polos do exterior – Japão, Estados Unidos e Angola, e alcançou os maiores conceitos do Distrito Federal e do Brasil no ENADE 2017.

Adotando um novo modelo de negócio e, matrículas modulares, a modalidade a distância do grupo UBEC permite o ingresso de estudantes a qualquer momento, dialogando com o novo perfil de universitários.

Inovação e compromisso com a docência

O Grupo UBEC investe constantemente em inovação, qualidade e na formação do seu corpo docente. Por meio da Gerência Acadêmico-Pedagógica (GAP), reafirma o compromisso com padrões educacionais de excelência.

A qualificação dos educadores do grupo é realizada por meio do programa de formação continuada. O objetivo é prepará-los adequadamente para o desenvolvimento integral do estudante através do processo educativo formal e significativo.

Em 2018, as instituições de ensino médio da UBEC passaram a ofertar o ensino bilíngue; foram adotadas metodologias ativas; o grupo firmou parceria com a FTD e incorporou as salas Google também às escolas.

Para inovar e reforçar a identidade católica, todo o processo formativo do grupo, seja de alunos ou professores, passa pela pastoralidade. No âmbito da GAP, as atividades de pastoral promovem a importância do diálogo e da unidade, valorizando o ser humano que está no centro de cada processo.

Desenvolvimento de pessoas

A área de Desenvolvimento Organizacional e Pessoas (DOP) foi constituída há pouco mais de um ano para caminhar junto com o planejamento estratégico da instituição. A composição dessa nova área tem o papel de desenvolver ações voltadas para todo o grupo, promovendo a todas as unidades o mesmo projeto de valorização do colaborador, onde a visão, missão, valores e princípios UBEC possam ser colocados em prática.

A gestora do DOP, Bruna Lunardi, explica que a gestão de pessoas ocupa um papel fundamental na transformação cultural e de pessoas na Instituição. Ela relata que 2018 foi um ano de muitas conquistas e que 2019 trará novos projetos, com uma gestão ainda mais estratégica e melhorias no ambiente de trabalho.

A grande proposta é fazer com que tenhamos uma cultura de valorização e reconhecimento dos nossos colaboradores, para que possamos extrair o melhor deles com harmonia e felicidade. Nós acreditamos que quando uma pessoa trabalha com que ela ama, de uma forma harmônica, ela consegue produzir os melhores resultados para instituição“, afirma a coordenadora.

Em 2018, foram implantados os programas de endomarketing, de qualidade de vida e o Qualifica UBEC. Foi estruturado um processo seletivo mais robusto e sistemático – com olhar tanto para questões comportamentais, quanto para questões técnicas. Também teve início uma avaliação de desempenho, cujo objetivo principal é a cultura do feedback.

Colaboradores da UBEC na celebração de 45 anos do grupo.

Comunicação e Marketing

Em agosto de 2017, a UBEC mudou sua marca, deixando de ser União Brasiliense de Educação e Cultura para tornar-se União Brasileira de Educação Católica. Esse é o marco de um novo momento, que faz referência aos valores católicos e uma educação de qualidade para todos os estudantes e colaboradores do grupo.

Usar a comunicação de forma mais integrada e assertiva, dinâmica, romper a barreira geográfica e a distância entre as unidades de missão são alguns dos desafios da Gerência de Comunicação e Marketing (GCM), que foi reestruturada em 2018 e incorporada à Diretoria Estratégica.

Com as novas diretrizes instauradas, os esforços da nova gerência já mostram resultados. As perspectivas para o próximo ano são promissoras. De acordo com o gerente da área, Bruno Bacan, as ações são desenvolvidas para o fortalecer a percepção de marca e baseadas nos valores de qualidade acadêmico-pedagógica, além do compromisso com a jornada de ensino-aprendizagem do aluno.

Ele explica que a área tem um plano coerente e sólido de expansão para levar as unidades de missão e a marca do grupo para novos lugares. “A Católica é uma rede muito forte e o mercado é carente do nosso conceito de qualidade, o que representa um diferencial”, explica o gestor.

Estamos fazendo um trabalho para que a Católica em Recife seja uma instituição referência Google no Brasil e na América Latina. Da mesma forma, a Católica do Rio Grande do Norte já iniciará suas atividades também nesse formato”, conclui Bruno.

Nova Presidência da UBEC

Pe. Romualdo Degasperi, novo presidente da UBEC.

Psicólogo, teólogo e mestre em educação, o novo presidente da UBEC, Pe. Romualdo Degásperi, percorreu uma longa trajetória acadêmica e religiosa. Nascido em Piracicaba, São Paulo, ele ingressou no seminário em 1950, foi ordenado Sacerdote pela Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo em 1961, e em 1965, em sua cidade natal.

Atuou como diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG), exerceu as funções de superior provincial na Província Estigmatina São José e coordenou o setor de formação e do Centro Estigmatino de Pastoral (CEP). Entre 2017 e 2018, exerceu a função de vice-presidente da UBEC, onde atuou anteriormente exercendo os cargos de reitor da Universidade Católica de Brasília e da Católica do Tocantins e também como Conselheiro de Administração, somando uma trajetória de vinte e cinco anos no grupo.

Trazendo sua experiência em gestão de instituições educativas, profissionalizantes, sociais e em planejamento estratégico, quem assume a vice-presidência da UBEC é o Pe. Geraldo Adair da Silva, diretor do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM-DF) e da Escola Salesiana São Domingos Sávio. Formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, o presbítero é Salesiano da Inspetoria São João Bosco, associada à UBEC e, atualmente, é membro da Rede Salesiana Brasil e da Associação Internacional de Historiadores Salesianos.

Novos desafios

O novo presidente da UBEC, Pe. Romualdo, assume o cargo em 2019. Ele conta que o Conselho de Administração terá todo o seu apoio para dar continuidade ao projeto de expansão do grupo, mantendo o foco na qualidade da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão.

A ressignificação do escritório central é nova e ainda está em fase de evolução. Vamos dar continuidade e abrir novas perspectivas, olhando com carinho para cada área e cada unidade de missão, buscando aprofundamento e apropriação”, afirma Pe. Romualdo.

“A nossa grande causa é construir as pessoas, o humano de cada ser humano e fazer isso por meio da educação”, Pe.Romualdo.

Manter a relação harmoniosa entre o escritório central e as unidades de missão é outro ponto que terá destaque em sua gestão. Ele ressalta ainda que a pastoralidade é um conceito transversal considerado alicerce para manter a identidade da UBEC, e que irá fortalecer a gestão de pessoas nesse âmbito.

Minha expectativa é que sejamos um time guiado por uma causa. E a nossa grande causa é construir as pessoas, o humano de cada ser humano e fazer isso por meio da educação. Que sejamos um time construído pelas relações próximas e de maneira mais horizontal”, declara o novo presidente.

Taguatinga e região terão Parque Universitário

Espaços de convivência, pista de caminhada, parque infantil e Pontos de Encontro Comunitário (PECs). Essas são algumas das áreas previstas no projeto Parque Universitário, que será construído junto à Universidade Católica de Brasília (UCB) para levar mais lazer e qualidade de vida à toda população de Taguatinga e região.

A UBEC e o Governo de Brasília estão trabalhando em parceria para tornar o projeto realidade. O assunto foi pauta da reunião realizada em novembro, no Palácio do Buriti, e reuniu Pe. José Romualdo Degasperi, presidente da UBEC, o diretor-executivo estratégico do grupo, prof. Márcio Pereira Dias, o governador Rodrigo Rollemberg, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar, a administradora de Taguatinga, Karolyne Guimarães, o subsecretário de Cidades, Marlon Costa e Jamil Lessa.

“Vamos oferecer segurança e manutenção ao parque universitário, isso permitirá que o terreno seja cuidado e a preservação de espécies nativas do Cerrado”, ressalta o Prof. Márcio Dias.